Como funciona

image

Ao registar empresas devedoras no Registo Nacional de Dívidas, ajuda outras empresas a evitar problemas financeiros e a avisá-las sobre prestadores de serviços desonestos.

O Registo Nacional de Dívidas (RND) é um serviço que permite às empresas portuguesas verificar a situação financeira dos seus atuais e futuros contratantes. Este é um lugar onde tentamos recolher informações sobre dívidas vencidas, que por algum motivo foram denunciadas pelos credores.
O motivo mais comum para o registo de uma dívida no RND é a simples desonestidade dos contratados que receberam os bens ou serviços solicitados, mas até a data do registo da dívida no RND não pagaram aos fornecedores. Portanto, são principalmente dívidas decorrentes de faturas vencidas, mas também temos uma grande quantidade de dívidas reportadas por várias instituições financeiras.
Os próprios Credores decidem quais as dívidas que querem registar no RND. Deve ser lembrado que a entrada da dívida no registo arruina a imagem e a reputação do devedor. Sugerimos, portanto, que o registo da dívida seja sempre um último recurso. Dê aos seus devedores tempo para negociar, todos podem ter problemas financeiros temporários. Somente se achar que todas as formas de negociação foram esgotadas, use o RND.
A entrada da dívida no RND está sujeita a um pequeno custo . Mas esse custo é incomparável com os benefícios de alertar outras empresas sobre prestadores desonestos de serviços. A solidariedade nos negócios é de grande importância, uma vez que ajudará os outros e outras vezes, usará a ajuda de alguém. Todos podem verificar gratuitamente se a empresa indicada tem dívidas registadas no RND. Esta informação é suficiente para avaliar um futuro contratado. Também pode solicitar um relatório detalhado sobre as suas dívidas e saber mais sobre a sua condição financeira.
Use o Registo Nacional de Dívidas com sabedoria, mas não tenha medo de registar as suas dívidas. É uma ferramenta completamente legal e eficaz para combater a injustiça nos negócios.